Para um bom amante de vinho, uma taça só não basta - e nem uma garrafa! Os verdadeiros apreciadores sabem que este universo vinícola é vasto.
Entender os tipos de uva é o primeiro passo para aprimorar sua experiência em cada taça. Por isso, preparamos este guia rápido. Aqui vamos explorar as principais castas de uva e seus perfis de sabor, ajudando você a escolher o vinho ideal para cada ocasião.
Uva, a protagonista do seu vinho
O terroir, o clima, o solo e as técnicas de vinificação são fatores que moldam o perfil de cada vinho, mas a verdadeira protagonista deste romance é a uva. Cada vinho tem sua própria personalidade e grande parte disso vem da uva que o originou.
Confira abaixo os principais tipos de uva e seus sabores:
Cabernet Sauvignon
Nascida do cruzamento entre a tinta Cabernet Franc e a branca Sauvignon Blanc, a Cabernet Sauvignon é uma casta de taninos elevados, alta acidez e boa estrutura. De origem francesa, esta uva demonstrou grande versatilidade, adaptando-se com sucesso em diversas regiões, como a Serra Gaúcha.
Entre seus aromas e sabores mais comuns, destacam-se groselha preta, cassis, pimentão verde, cedro e tabaco, especialmente em vinhos envelhecidos em barricas de carvalho, como o favorito entre os nossos clientes, o Di Paolo Reserva Especial.
Recomendamos:
- Vinho Tinto Di Paolo Gran Reserva
-
Vinho Tinto Aurora Reserva Cabernet Sauvignon
-
Vinho Tinto Castellamare Cabernet Sauvignon
Merlot
Um tinto feito da uva Merlot oferece uma experiência mais frutada. Seus vinhos tendem a ser de corpo médio a encorpado, com taninos mais suaves e uma acidez menos proeminente.
Notas de ameixa, cereja preta, chocolate, baunilha e figos são muito características deste tipo de uva. É excelente para blends com uvas mais ácidas, como a Cabernet Sauvignon que você leu acima.
Recomendamos:
- Vinho Tinto Di Paolo Reserva Especial
- Vinho Tinto Lidio Carraro Agnus Merlot
- Vinho Rosé Quinta do Lobo Eu Passarinho
Syrah/Shiraz
Esta é uma uva versátil, exibindo perfis de sabor distintos conforme seu terroir. Na França, como Syrah, origina vinhos picantes e terrosos, com notas de pimenta-preta e oliva. Já na Austrália, como Shiraz, tende a gerar rótulos mais frutados, com destaque para ameixa, alcaçuz e especiarias doces.
Mas e aqui no Brasil? A mesma coisa! Em regiões mais frias, como a Campanha Gaúcha, na fronteira com o Uruguai, ela se adapta melhor como na França. Já em climas mais quentes, o destaque fica para o solo mineiro, lembrando os rótulos australianos.
Recomendamos:
-
Vinho Tinto Miolo Reserva Syrah
-
Vinho Tinto Almaúnica Reserva Syrah
- Vinho Tinto Casa Geraldo Colheita de Inverno Syrah
Pinot Noir
Pelo mundo leva nomes como Blauburgunder, Spätburgunder, Morillon, mas por aqui, preferimos ficar com o seu nome de origem francesa: Pinot Noir. Da sua origem, também ficamos (e amamos!) o seu aroma de cereja que varia das mais diferentes tonalidades.
É um vinho altamente robusto que pode ser envelhecido por muitos e muitos anos. Sua longa maturação resulta em notas sutis de ameixa seca, toques terrosos e até couro.
Recomendamos:
- Vinho Tinto Aurora Pinto Bandeira Pinot Noir
- Vinho Tinto Almaúnica Reserva Pinot Noir
- Espumante Valmarino & Churchill Extra-Brut
Chardonnay
A Chardonnay é a variedade de uva branca mais plantada no mundo hoje e com ela é feito a maioria dos champanhes e vinhos brancos. Ela produz vinhos com um perfil de sabor mais fresco e cítrico, que em nosso paladar chegam com sabores notáveis de maçã verde e pera.
Na dúvida ou confusão entre a Sauvignon Blanc e a Chardonnay, lembre-se desta última como as frutas do pomar. A Sauvignon Blanc geralmente tem aromas cítricos e picantes.
Recomendamos:
-
Vinho Branco Di Paolo Chardonnay
- Vinho Branco Don Guerino Reserva Chardonnay
- Espumante Capoani Blanc de Blanc Brut
Sauvignon Blanc
Já que falamos da Chardonnay, também temos que falar da Sauvignon Blanc! Assim como a Chardonnay, esta é uma uva branca que se destaca.
Seu perfil aromático chega às nossas papilas gustativas com sabor mais picante, como dissemos acima, complementada pelas notas cítricas e frutadas típicas das uvas brancas. Além disso, certos rótulos de Sauvignon Blanc podem exibir nuances mais herbáceas.
Recomendamos:
Moscato
A Moscato é um tipo de uva que se destaca por seus vinhos doces. Ela libera intensos aromas florais e frutados, resultando em espumantes e frisantes deliciosos. No paladar, é possível notar pêssego, damasco e mel, resultando em um sabor mais adocicado.
É importante dizer que Moscatel refere-se a qualquer vinho produzido a partir das variedades da família da uva Moscato (e que grande família!). São mais de 200 variedades. Mas é a técnica empregada por cada vinicultor que determinará o perfil final do vinho na taça.
Recomendamos:
Os melhores vinhos no Di Paolo Empório
No Di Paolo Empório, você encontra os melhores vinhos, elaborados com as melhores uvas, entregues diretamente no conforto da sua casa. Garanta hoje mesmo rótulos selecionados pelos melhores preços. Acesse nossa loja virtual.